Image Map

Como começar a estudar para provas e vestibulares?

     

        Durante o ano de 2017 eu aprendi muito sobre estudos e a forma como eu lhe dava com eles, aprendi a ser mais organizada e a começar a estudar de verdade, infelizmente, não fiz isso há mais tempo e tive que correr atrás do prejuízo para as provas. Entretanto, o ano que começa é sempre uma nova oportunidade para se recomeçar e fazer tudo aquilo que foi deixado para lá. Se você vai enfrentar provas como ENEM e outros vestibulares e não faz ideia por onde começar, continue lendo esse post.

1- Tenha uma agenda de tarefas diárias.
        Umas das coisas mais importantes pare mim na hora de estudar é a organização, nesse ano comprei um caderninho e lá eu colocava minhas metas diárias e quadradinhos, por exemplo, quadradinho: Estudar para o simulado do dia 20, revisar matéria de física, não tinha nada mais prazeroso do que chegar o final do dia e ver todas as metas cumpridas.

2- Procure livros e apostilas.
        Não sei vocês, mas minha mãe guarda todos os meus livros e quando fui estudar tinha bastante coisas úteis, também apaguei exercícios e resolvi de novo, você pode encontrar livros didáticos em sebos da sua cidade ou online, geralmente são bem mais baratos do que os novos, porém se você não tiver o dinheiro, tem vários sites que disponibilizam - legalmente - livros para o seu aprendizado.

3- Simulados.
        Parece que clichê, mas não tem jeito, simulados são muito importantes no aprendizado.O ideal é anotar o desemprenho, corrigir as questões, juntar dúvidas e não errar mais, além de abrir a mente para mais conteúdo, os simulados vão testar a sua resistência.

4- Exercícios.
        É muito importante ter feito exercícios com frequência, eu estabelecia uma meta de fazer 30 questões diariamente, mas isso varia muito, se você quiser começar com 10 e aumentar aos poucos, tenho certeza que vai ser menos cansativo e você vai se adaptar mais rápido, é importante corrigir as questões erradas e entender suas resoluções, para caso haja uma parecida, você não cometa o mesmo erro.
 
5- Resumo.
       Os resumos têm que ser feito de acordo com a personalidade do aluno, se você for alguém que aprende mais na forma auditiva, é legal explicar o assunto aprendido para o gravador do celular, salvar com o nome do assunto e toda vez que quiser revisar ouvir a , se você for um aluno mais visual, é legal fazer resumos coloridos e claros, além de colocar desenhos que faça você lembrar do conteúdo e fazer associações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário