Image Map

Para minha irmãzinha.


       Seja gentil, mas não deixe que sua gentileza sirva de capacho para quem não sabe aprecia-la, seja você mesma e quando isso incomodar alguém, procure outras pessoas para estar ao seu redor e não outra personalidade que no fim das contas não é você. Saiba a diferença entre seus verdadeiros amigos e pessoas que estão ao seu lado apenas quando querem alguma coisa, mesmo com seu incrível dom de fazer novas amizades, você vai ver que nem todas vale a pena manter, é como escolher pecinhas para um jogo que você adora, nem todas vão estar em boas condições, por isso o ideal é deixá-las de lado e manter o jogo impecável, no caso, sua saúde mental.
      Não diminua as outras pessoas, principalmente aquelas que você ama, só para se sentir melhor consigo mesma, se algo te incomoda, fique sozinha um pouco, coloque uma música que você gosta e espere a raiva passar para voltar ao mundo real, onde há pessoas com sentimentos e não merecem ter seus sentimentos machucados por um estresse momentâneo seu, além disso, não seja amiga de pessoas que tentam te diminuir, mesmo eu te falando que você tem valor e que ele é incontável, ouvir certas coisas com frequência faz você duvidar de si mesma, como açúcar no dente, depois de um tempo consumindo, a primeira cárie aparece e então dói um pouco para que ela se feche, por isso também escove sempre os dentes.
     Se lave com frequência, e isso vale para todas as áreas, desde as mãos até à alma e coração, reserve sempre um tempo para separar o que deve ou não continuar na sua vida e quem você tem que perdoar para que os dias sempre amanheçam mais leves, aproveite e perdoe você mesmo, seja a você de 10 anos ou de 1 dia atrás, você está crescendo e isso é bom, então não espere que sua mentalidade e atitudes fique estagnada em um único local enquanto seu corpo se alonga para todos os lados.
     Nunca deixe que alguém ao seu redor vá dormir se sentindo desprezível por você, a sensação de que não é importante e de que foi ignorada pode assombrar alguém para o resto da vida, inclusive quem praticou. Se sentir saudades dos seus amigos, procure por eles, vão tomar um sorvete ou se encontrarem para rir de tudo ou de nada, às vezes os amigos podem ser a torneira aberta para sentimentos ruins, em uma hora com eles você vai se sentir renovada e pronta para recomeçar.
     Não procure criar laços com pessoas que não te acham suficiente para ser amiga de todas as horas, mas apenas das horas de precisões, você precisa o tempo todo relembrar seu valor e com certeza vai achar seus amigos que não te procuram apenas para pedir aquele favorzinho. Você nunca teve babá, então não sirva de uma para quem quer atenção extrema e carência fingida. Sei que algumas vezes você vai se encontrar em dilema entre não fazer o favor e manter a amizade, mas minha dica é que se está nesse tipo de situação, escolha dar hasta lá vista à amizade, porque amigos de verdade não irão te pedir nada fora de suas limitações.
      Não me importa com quem você vai namorar, meninos ou meninas, irrelevante, mas me importa como seu coração vai ser tratado, então independente de tudo, não deixe que ninguém tire sua bondade e te leve a vontade de se dar por inteiro primeiro para si, quando amamos muito alguém que não somos correspondidos ou que só trazem mágoas desnecessárias, começamos a imaginar que existe solução com a persistência, basta ir levando, levando e levando, mas não é verdade, onde não houver reciprocidade, não se demore, pegue sua auto estima e vai embora para outra freguesia, conversas sobre relacionamento passados e tempo para adaptação é desculpa de quem não tem segurança o suficiente para se envolver. Por isso, não espere sempre no pé da porta alguém abrir e ver você lá, proteja sua inocência e conheça todas as outras portas abertas que te esperam.
       Seja independente, aos 9 anos você quer ser pediatra e talvez ao ler isso daqui a uns 10 anos ache isso bobagem, mas saiba que te apoiarei em todos os estágios da construção de sua independência, seja a médica que você sonha, ou seja astronauta, seja chefe de uma empresa ou engenheira, mas não dependa de ninguém para pagar suas contas, ninguém para pagar seus sonhos e seus custos, tenha certeza que está no controle e nunca deixe alguém te rebaixar pelo seu sexo. Você nasceu na era de meninas fortes e vai construir a Era onde não ser assim é lenda. Marido como caixa de banco só serve para quem não confia em suas habilidades e tem medo de conhecer o mundo como ele deveria ser conhecido, se for para se acomodar, se acomode no sofá enquanto assiste um filme ou série, mas depois se levante e tente de novo.
      Não conheça o ódio como forma de paz mundial, às vezes você vai ouvir pessoas absurdamente mal informadas falando sobre violência aos islâmicos, negros, gays e o que mais existir no mundo, mas não se contente, procure se saber, se empodere, os livros serão seus melhores amigos, almeje um Nobel, pense em formas das religiões fazerem as pazes, pense em formas das mulheres andarem sozinhas sem medo e almeje um futuro onde não será necessário usar religião para justificar violência, onde o medo não der frutos de ódio e onde você pode ser o que quiser e quantas vezes quiser.
      Não acredite em tudo que ouve, ainda mais sobre você ou seus amigos, vai ser muito comum pessoas que não te conhecem espalharem boatos e terem por objetivo destruir tudo o que você conquistou, mas não te atenha a isso, ignore, tape os ouvidos, você nunca deve satisfação a ninguém - talvez à mamãe e papai, ok? - Seja sincera, mas sem exageros, é importante que no meio dessa jornada você aprenda sobre ignorância e sinceridade, não seja falsa, mas também não magoe corações, com o tempo você vai ver que certas ações suas te tiraram amizades que fazem falta não importa o tempo que passe, o que me leva ao tópico de: Você é sua casa e de mais ninguém, você vai morar com você até o resto de sua vida, mas as pessoas se mudam, não se culpe tanto pelas perdas que a vida vai te trazer, elas serão apenas o começo da sua armadura.
       Falar sobre você ser sua casa, ame seu corpo. Não acredite no que as revistas dizem, as revistas não conhecem você, se conhecessem também te faria padrão, você é linda. Se quiser enfeitar sua casa, seu corpo, faça o que quiser, um desenho aqui e outro lá, talvez uma colorida no cabelo, por favor não fique tão radical, mas tenha certeza que ainda vai olhar no espelho todos os dias e sentir que sabe quem é aquela pessoa e se orgulha dela, imagem não é apenas vaidade, mas uma parte do nosso ser, não se sinta culpada sempre que tiver pronta para fazer as unhas ou arrumar os cabelos, espero que com o tempo ainda tenha cachinhos e ainda os ame como ama agora. Nessa ditadura, você não é obrigada a participar, se negue.
       Não importa se o mesmo sangue circula nas veias, tenha certeza que jamais deixará ninguém te colocar para baixo ou fazer você duvidar de suas capacidades, às vezes, o relacionamento familiares pode ser um dos mais tóxicos e você não é obrigada a aceitar nenhum sermão de tia que acha que sabe mais que você, porém seja tolerante, de algumas críticas tiram-se valiosos conselhos. Não se compare aos seus primos e nem deixe que ninguém faça isso, o sangue e o lar pode ser o mesmo, mas há tantas coisas que os diferenciam que seriam impossível citar tudo. Seja àquela que você admira e que se orgulha, aquela que é suficiente, não sofra calada, só porque quem partiu seu coração foi um familiar, até mesmo eu, chegue e converse, diga que está machucada, você vai ver que quem tem poder de machucar também tem poder de curar, basta você querer.
      Não se atenha à opiniões que são justificadas com ódio, racismo, religião e nada. Se atenha às opiniões que nunca usaram violência para defender o que é "certo", por falar em que é certo, sempre esteja pronta para que o seu certo vire errado do sia para noite, embora alguns achem que existe verdade absoluta, ela não existe e só trás confusões desnecessárias, das quais você deve evitar, esteja pronta a rever seus conceitos e a mudá-los se for preciso, a pedir desculpas e reconhecer suas limitações.
      Esteja pronta para viver. Apenas viva.
    Sempre que voltar de novas aventuras, eu vou estar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário