Image Map

5 livros que todo adolescente deveria ler


      É fato que nos dias atuais está cada vez mais difícil ser adolescente, todos os assuntos que nos cercam e a pressão, tudo se torna uma bola de neve. Assuntos como Bullying, depressão e suicídio afetam grande parte dos jovens. Entretanto, são pouco comentados, logo recorremos aos livros. Procuramos algo maior e algo que nos explique como tudo isso funciona e qual a exata sensação. diante disso, aqui vai uma lista com livros incríveis - Que eu já li - e que de formas diferenciadas me fizeram repensar sobre meus conceitos, espero que faça o mesmo com você. Boa leitura.

1- Por Lugares incríveis
     Devo ter falado desse livro umas 1000 vezes e sobre como ele me moldou, não vou me aprofundar de novo, vou apenas deixar a sinopse e espero que leiam, não irão se arrepender. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

2- A lista negra
Foto: Jaqueline Lima 
      Lembro de ter levado esse livro para escola, e todo mundo que perguntava sobre o que era, fazia careta e até se assustava ao ouvir minha resposta. A maioria dos comentários eram "Pesado", porque é pesado mesmo e isso acontece, não é fantasioso, temos que começar a tratar o Bullying e a forma que ele afeta as pessoas. O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos.

3- extraordinário
Foto: Camila Rech
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 

4- As vantagens de ser invisível
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

5- O último Adeus
Foto: Conto em canto.
O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário